terça-feira, 2 de agosto de 2016

Suspiria consegue capturar um pesadelo em filme.

Na sequência de abertura do clássico do horror, Suzy, uma estudante de balé americana chega ao aeroporto alemão à noite para ingressar na mais prestigiosa academia de dança europeia. Na noite de sua chegada, ela é recebida por uma tempestade e pela trilha sonora ominosa: é como se ela atravessasse - inconsciente do perigo iminente - um portal para o mundo sádico de Dario Argento.

Análise do filme:

Suspiria (1977)
Terror, Suspense
Subgênero: Giallo
Direção: Dario Argento

Página no imdb


Trailer do filme:





A heroína inocente é engolfada involuntariamente pela atmosfera opressora do filme: as construções cênicas elaboradas pela equipe de Suspiria são ricamente elaboradas com visuais suntuosos pelo qual o filme é tão conhecido.


Para construir o seu palco de tortura psicológica e assassinato, os produtores do filme abusaram da vivacidade de amarelos, do calor de vermelhos e da exuberância de verdes no lugar da costumaz escuridão com a qual se constroem outros filmes de terror.

O esquema de cores vibrantes orquestrado por Argento salta da tela construindo uma atmosfera onírica e surreal tão interessante que é fácil perdoar os defeitos do filme: a dublagem é horrorosa, e a atuação também não é nada muito melhor do que vemos nas novelas ruins da Rede Record.

Vale destacar que a trilha sonora do filme é feita por uma banda de metal italiana, Goblin. Amada por um, odiada por outros, a trilha sonora divide opiniões. Eu, pessoalmente, acho a trilha sonora apropriada: não é o som pretensamente assustador do seu filme de terror tradicional: a música em Suspiria é muito mais dissonante. Muitas vezes não combina com a cena, mas acho que é justamente por ser tão intrusiva que a trilha sonora funciona.

Ao chegar, a protagonista testemunha uma jovem dançarina fugindo em terror e descobre na manhã seguinte que a pobre moça foi brutalmente assassinada perto da escola. As coisas ficam ainda mais sinistras quando chega à escola: suas colegas são hostis e mesquinhas, e parece haver uma conspiração no ar e conversas sobre um conciliábulo que ocupava previamente as instalações da academia de dança.

Suspiria une o vulgar e o excesso dos slashers, com seu assassino representando uma ameaça física, e a sobrecarga sensória de sons e imagens, com uma ameaça psicológica do sobrenatural, numa escala progressiva de notas febris de desespero e espanto reminiscente de pesadelo.

Muito admirado em nichos de filmes cult, Suspiria continua sendo um dos filmes de terror mais estilosos já feito.

Nota: 

Curiosidades:

  • Um remake está sendo produzido com Tilda Swinton e Dakota Johnson.
  • Suspiria popularizou o subgênero giallo, que são tramas que misturam elementos de slashers, terror sobrenatural e histórias de detetive.

Assistir o filme online ou baixar por torrent:

https://thepiratebay.org/torrent/6764294/Suspiria_(1977)_BRRip_Xvid_AC3-Anarchy

Obrigado pela visita!

Voltem sempre!

Um comentário :

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!

Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!