Um jogo de uma das franquias mais famosas do momento, Assassin's Creed, pede ao seus jogadores que, entre as missões repetitivas de assassinatos, colecionem pinturas valiosas. São pinturas da vida real, que dentro do jogo servem apenas para decorar a base de operações do jogador. É apenas um prêmio simbólico, um extra do jogo. Não dá pontos de experiência, não dá pontos de força...
Eis que um usuário deste fórum sobre jogos pergunta: Pra que serve as obras de arte?
Clique na imagem para ampliar:
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Igualzinho à arte da vida real...
Bom, o valor da arte sempre foi subjetivo. Dessa forma, é irônico que o jogador faça coisas também subjetivas por recompensas virtuais, como um item dentro do jogo ou troféus/conquistas. Será que o usuário anônimo desse fórum nunca questionou o valor das outras recompensas que recebe dentro de um jogo? Muitas vezes as recompensas são artificiais, mal-desenvolvidas para que o jogador tenha um senso (falso) de progressão.
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| Puxa, eu tenho 350 florins. Eu posso comprar um canhão portátil ou O Nascimento de Vênus. Que dúvida cruel! |
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| Imagem encontrada na página Orgulho de ser hétero. |
Na página Orgulho de ser hétero,
piada da internet, temos outra situação emblemática do empobrecimento
dessa discussão. Para mim, não há alma alguma na imagem do Cadillac justamente por ser uma cópia fiel.
Admira-se a habilidade do artista, capaz de desenhar um carro com tamanha perfeição, mas a arte é muito mais do que isso.
Admito que tampouco gosto da pintura que a mulher observa abaixo, mas o
problema está na concepção de o que é a arte para os "orgulhosos de serem
héteros". Qual o problema com o conceitual e o abstrato? É tão difícil assim usar a
imaginação? Será que o pragmático e o econômico sempre triunfa sob a arte pela arte em si?
A arte não deve confirmar o que você já sabe sobre o mundo, ela deve desafiar o que você já sabe.
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| Imagem do jogo. Galeria completa com todas as obras. Sublime. HAHAHA... |
E o que fica é a confusão do jogador. Mas pra que serve as obra de arte, afinal?
Ele provavelmente nunca visitou um museu, e o seu contato mais próximo com grandes obras de arte é através de um jogo medíocre que usou obras famosas para fazer com que o jogador mergulhe no universo da Itália renascentista (o cenário é algo que Assassin's Creed faz muito bem).
E colecionar as obras de arte (dentro do jogo) é opcional.
Em praticamente todos os jogos há colecionáveis espalhados pelo mapa e ninguém nunca perguntou nada. Mas quando os colecionáveis são obras de arte, ele finalmente se pergunta:
Mas por quê?
Obrigado pela leitura.
Cheers!!!




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