sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O fascínio do medo: terror corporal

Nós adoramos filmes de terror. Nós queremos sentir medo. E sentimos medo mesmo sabendo que é só um filme.

Porque temos uma atração pelo terror?

Sob a tag O fascínio do medo, procuro explorar os porquês dessa atração.

O assunto de hoje é:

Terror corporal 

Body horror, ou terror corporal, é a repulsa ou terror causados por mutilações, mutação, parasitismo e demais transgressões cometidas contra o corpo humano.

É difícil isolar quando o filme realmente se encaixa no subgênero, mas filmes como The Thing (1982), Hellraiser (1987), Re-animator (1985) e A Mosca (1986) são ótimos exemplos.

Colocar imagens desses filmes talvez seja, mas conheci recentemente um ilustrador japonês que explora o terror corporal para fazer imagens engraçadas, mas ao mesmo tempo inquietantes.


E olha que vou colocar só as ilustrações mais leves: se você procurar outros desenhos (não recomendo), verá que ele não tem medo de passar todos os limites.


Quando crescemos abandonamos medos mais infantis como o medo de fantasmas e monstros. Mas o terror corporal continua a funcionar porque sofrer danos assim é um medo primordial.

Cena de "O Enigma de Outro Mundo"

A premissa dessa cena é absurda, mas a mutilação do corpo humano é cruelmente real, e mesmo depois de assistir a tantos filmes de terror, cenas como essa ainda me causam arrepio e repulsa

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!

Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!