segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Yoshi's Island deveria ser estudado em faculdades de jogos.

Yoshi's Island é um jogo de plataforma da Nintendo. Um "jogo de pular". Mas a aventura do Yoshi é muito mais do que que aparenta ser...

Da mesma forma que Citizen Kane para os cineastas ou Shakespeare para escritores, Yoshi's Island é uma lição para os desenvolvedores de jogos.


Análise do jogo:
Yoshi's Island

Ficha técnica:
Desenvolvedora: Nintendo
Data de lançamento: 1995
Gênero: plataforma, sidescroller

Super Mario World 2 - Yoshi's Island, foi um dos últimos jogos lançados para o Super Nintendo. Capitaneado por Shigeru Miyamoto e com uma trilha sonora de Kōji Kondō. Apesar do nome, não é em nenhum sentido uma sequência de Super Mario World, funcionando mais como uma prequel no sentido cronológico.

Certamente funciona como uma sequel quando consideramos os avanços técnicos em relação ao jogo anterior.

E do ponto de vista técnico, Yoshi's Island é uma das maiores realizações da Era 16-Bits. O jogo transborda talento, competência e criatividade. Mas é um tipo especial de criatividade: uma criatividade livre e infantil que se torna a alma do jogo.

A jogabilidade, a estética e a história do jogo se fecham num círculo perfeito, complementando umas às outras numa harmonia quase matemática. 
A começar pelas capacidades do Yoshi, com as quais consegue interagir com cada centímetro do cenário.


Quero dizer, é notável que cada um dos níveis deve ter levado muito tempo para ser desenvolvido. 

No jogo anterior Super Mario World, controlávamos o Mario, e os níveis que mais saiam do comum (os níveis que exploravam possibilidades mais engenhosas no desenho de mapa), eram as fases do mundo secreto, o mundo da estrela. Ou seja, as fases mais criativas eram opcionais. 

Yoshi's Island inteiro é o "mundo da estrela" (do ponto de vista criativo). Parece que em todas as fases eles tiveram essa mesma liberdade para ousar e experimentar com coisas novas. 

O jogador deve encarar um desafio diferente praticamente em todas as fases.

Por exemplo, para seguir em frente, pode ser necessário que o Yoshi transforme-se em submarino, carro, trem, helicóptero ou escavadeira! E cada veículo tem características que mudam completamente a dinâmica da fase. Apesar disso, o jogador aprende a dirigir os Yoshis-motorizados de forma intuitiva graças à metrificação precisa dos cenários desenvolvidos pela equipe japonesa.

Além de ter cinco formas, o Yoshi consegue planar por alguns segundos mantendo o botão do pulo apertado. Se analisarmos do ponto de vista do cara que planeja as fases, essa habilidade do Yoshi é uma decisão muito interessante por parte dos responsáveis pelo projeto: a princípio, parece que o poder planar torna o jogo mais fácil - mais sem graça! 

No entanto, planar não "facilita" nenhuma das fases de Yoshi's Island, apenas abre novos planos nos cenários: enquanto a progressão do jogo anterior é horizontal e para a direita, Yoshi's Island permite uma ação para todas as direções. 

Yoshi's Island é o plataformer 2D mais 3D já produzido!

Aos 12 anos, eu era absolutamente fascinado pela criatividade injetada nos chefes, nos cenários animados, nos cenários estáticos, nos desafios... Ao 25 anos, e Yoshi's Island ainda tem o mesmo charme.


O jogo é uma verdadeira obra de arte, e prefere mostrar do que dizer. Inclusive, muito de seu humor vem do seus visuais.

O jogo tem um humor visual e com apelo infantil.
A trilha sonora por sua vez, não é muito variada, com apenas 36 minutos de música.

Isso é pouco para um jogo consideravelmente longo... 

No entanto, a trilha sonora é deliciosa, e logra transmitir uma atmosfera divertida nas fases ao ar livre, ou uma atmosfera de "sombrio-amigável" (se é que isso é possível) nas fases em cavernas.

A trilha sonora é ao mesmo tempo infantil e teatral. Um verdadeiro "show infantil da Broadway".

Parece a trilha sonora extraída da cabeça de uma criança brincando: uma brincadeira que só ela entende, mas é uma aventura grandiosa, colorida e tudo dá certo no final. 

Nota máxima!


Obrigado por ler.


Volte sempre!

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