Bloodborne demanda persistência e paciência. Mas tudo isso vale a pena ou o jogo é apenas mais uma variável da fórmula exaustivamente aplicada em Dark Souls, usando ardilosamente a fama de "jogo difícil"?
Análise do jogo:
Bloodborne: The Old Hunters
Desenvolvedor: FromSoftware
Plataforma: PlayStation 4
|
Temos que tomar um pouco de cuidado com os jogos exclusivos do PS4. Só por que é exclusivo não quer dizer que o jogo merece um "passe-livre". É o que acontece com muita frequência: fanboys (e fangirls) enaltecendo qualquer coisa que a Sony fizer a fim de vencer a "guerra dos consoles".
Mas não tenha apenas a palavra dos fanboys; eu endorso Bloodborne, e afirmo que esse é, certamente, um dos melhores exclusivos do PS4.
Mas você nem me conhece! Você já ia acreditando em mim, sem questionar?
Bom, eu posso provar!
Ok, talvez não provar, mas posso tentar convencê-los falando sobre o que Bloodborne faz de melhor.
Vamos começar pela jogabilidade. Talvez você já tenha ouvido falar que o jogo é difícil. E não é mentira. Bloodborne é um jogo difícil, que arma em cada esquina armadilhas enfurecedoras contra o jogador. O desafio, no entanto, é bem vindo na era dos games com vidas infinitas e autosaves constantes.
Mas o jogo não é apenas difícil por ser difícil; sua atmosfera também pede que o jogo assim o seja.
Bloodborne é repelente. Mesmo que não seja classificado como um jogo de terror, o jogo certamente empresta muitos elementos do gênero: recursos escassos, monstruosidades funestas, cenário atmosférico carregado de pesada opressão...
Ou seja: não é apenas sua jogabilidade que é difícil. Sua atmosfera, sua trama e seu cenário não entregam nada de graça ao jogador.
Aliás, se há um motivo pelo qual Bloodborne merece ser lembrado, é pelo seu desenho de cenário. Nas primeiras horas de sua jornada, o jogador explora os mapas mais legais já criados pela FromSoftware:
Do inferno Vitoriano de Yharnam central, passando pela Grande Catedral até terminar a jornada termina em Byrgenwerth, uma mansão isolada cheia de segredos terríveis, fazemos uma viagem memorável por muitas razões: espaços complexos que interconectados, com inimigos perigosos e uma história desvelando-se lentamente à sua conclusão.
Não apenas o cenário: o som do jogo e o outro grande responsável pela atmosfera opressiva e pelo charme gótico de Bloodborne.
O som do jogo é maravilhoso. Não deixe de jogar Bloodborne com um bom headset no volume máximo!
Uma miríade de horror sonoro enche Yharnam de ameaças: o bramido do vento, o choro inquietante de bebês, os gritos dos aldeões que denunciam suas almas desordenadas.
Para fechar com chave de ouro, o jogo conta com uma ótima expansão!
Realmente vale a pena permanecer mais um pouco em Yharnam e comprar a DLC!
Um dos grandes êxitos The Old Hunters, a primeira e provavelmente única expansão de Bloodborne, é a maneira com que aproveitou tudo que deu certo na sua estrutura original e ampliou.
The Old Hunters faz isso primorosamente, sendo um remix magistral de tudo que a FromSoftware sabe fazer melhor, intensificando e mudando tais elementos apenas o suficiente para que os horrores e desafios da DLC continuem novos.
O jogo começa num lugar chamado "O Pesadelo do Caçador". Esse lugar parece ser uma sorte de purgatório para os caçadores de bestas. Uma vez que um caçador tornar-se um selvagem embriagado de sangue, uma força misteriosa os arrasta ao Pesadelo. Dali em diante, você é o desvelador dos segredos desse pesadelo. Assim como no jogo principal, há uma sensação de um titubear sem rumo, afundando cada vez mais fundo num abismo de alteridade Lovecraftiana.
Explorando lugares conhecidos com a face do pesadelo, você vai encontrar bestas que até o caçador mais sanguinário teme. Felizmente você conta com as novas armas, primas mais vis das armas originais.
|
Concluindo, o jogo é difícil. Mas ele é difícil de uma forma premeditada e que faz sentido. O jogo usa o seu maior medo contra você: o medo de mudança. Quando o jogador acha que conhece o jogo por ter jogado Dark Souls, mas, mesmo para esses jogadores mais experientes, há muitas surpresas. Então pode se preparar para morrer muitas vezes.
Nota:




















Obrigado por ler até aqui!
Até a próxima!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!