Um livro medíocre fica melhor com batata frita!
|
A História não contada de Westeros e As Crônicas de Gelo e Fogo
ISBN-13: 9788544101117
ISBN-10: 8544101119
Ano: 2014 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: LeYa
Todos nós temos uma obsessão saudável por mundos imaginários. Mas será que vale a pena ter em casa uma enciclopédia de Game of Thrones?
Vamos descobrir!
Somos fascinados por mundos imaginários desde que Tolkien concebeu a Terra Média e Star Wars que nos apresentou uma galáxia inteira. Mais recentemente, estamos com os olhos voltados aos acontecimentos políticos de Westeros e Essos, os continentes do Mundo Conhecido, espaço no qual se passa a narrativa de As Crônicas de Gelo e Fogo.
Conforme lemos os livros, às vezes temos dificuldade de nos situar geograficamente ou lembrar quem são todos esses personagens e casas disputando a Guerra dos Tronos. Nessas horas, recorremos à wikia brasileira dos livros que cataloga exaustivamente todos os pormenores do mundo criado por G. R. R. Martin.
A Terra Média é a avó de Westeros. No entanto, a digníssima senhora tem recebido críticas pelo "exagero" nos detalhes. Por que o mesmo não acontece com o Mundo de Gelo e Fogo?
Aparentemente ninguém quer saber dos hábitos alimentares dos hobbits, mas queremos saber se a monocelha do Hodor tem caspa.
O metamapa dos mundos imaginários. Quantos você reconhece?
|
Enquanto O Silmarillion é a bíblia da Terra Média, O Mundo de Gelo e Fogo é a "enciclopédia" do Mundo Conhecido. Mas enquanto o Silmarillion é uma coleção de contos, O Mundo de Gelo e Fogo, parece um texto acadêmico, citando fontes e fazendo digressões didáticas. Parece o tipo de livro que Tyrion leria. Não é atoa: o autor fictício da obra é um meistre da Cidadela, o equivalente de universidades do universo do Mundo Conhecido. Mesmo assim, há passagens muito interessantes, contando as lendas Para-Lá-da-Muralha e as guerras dos hidromantes que levantavam trombas d'aguas contra dragões. É um livro muito bem vindo, pois a demanda dos fãs por saber mais sobre esse universo existe. E essa edição da Editora LeYa é maravilhosa. Sério, visite sua livraria e veja esse livro pessoalmente. Mesmo com os vários erros de digitação e de ortografia. As ilustrações são absolutamente incríveis.
Mas depois de cinco livros será que precisamos realmente disso?
A Guerra dos Tronos - 592 p.
A Fúria dos Reis - 653 p.
A Tormenta de Espadas - 884 p.
O Festim dos Corvos - 644 p.
A Dança dos Dragões - 872 p.
Total: 3645 p.
Dá para estipular com segurança pelo menos 5000 páginas até que o autor largue a caneta. O problema disso, é que o mundo deve servir à narrativa, e não ao contrário. Ele entrega tudo pronto e apassiva o leitor. Corre o perigo de tornar-se um "escapismo formal". Enquanto Tolkien, esperando um leitor criativo, nos presenteou com uma expressão poética, o mundo de Martin é mais literal. Eu continuarei lendo As Crônicas de Gelo e Fogo pelos seus personagens e sim, para saber mais sobre O Mundo Conhecido, mas vou tentar me concentrar nas páginas dos livros principais e estudar história e geografia brasileiras. A enciclopédia é muito bonita, mas vou consultar com moderação enquanto aguardo "Os Ventos de Primavera", esperado para 2016.
Nota final: 7 batatas
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!